quarta-feira, agosto 25, 2004

Vinho diminui mortalidade de hipertensos

enviado pela butequeira Ines

24 de agosto de 2004 (Bibliomed). Homens hipertensos que ingerem quantidades diárias moderadas de vinho podem se beneficiar do uso da bebida e exibir índices de mortalidade geral abaixo das expectativas. Isso é o que concluiu um grupo de pesquisadores franceses que avaliou os efeitos do vinho sobre a saúde de quase 40 mil homens franceses durante períodos de até 21 anos. Publicado na semana passada na revista médica American Journal of Clinical Nutrition, o estudo mostra que ingest?o moderada de vinho – mas n?o de outras bebidas tais como cerveja, por exemplo – apresenta um efeito protetor sobre o risco de morte em pacientes hipertensos, fato que parece estar claramente associado ao consumo de pequenas doses diárias de vinho.

Fonte: American Journal of Clinical Nutrition, Vol. 80, No. 3, 621-625, September